sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Lideres do PSB saem em defesa do casal Capiberibe

Lideranças do PSB promoveram nesta terça-feira, 7, uma reunião para assinatura de um termo em apoio ao casal João e Janete Capiberibe, eleitos respectivamente ao Senado e à Câmara dos Deputados nas eleições desse ano, mas que tiveram suas candidaturas barradas pela Lei da Ficha Limpa. O casal arca com as denúncias que começaram após as eleições de 2002, quando tiveram os mandatos cassados em 2005 e 2006 sob acusações de compra de voto por R$ 26 movidas pelo PMDB.

Na época, o Ministério Público do Amapá recusou a oferecer denúncia por insuficiência de provas. João e Janete foram inocentados pelo TRE-AP e, em seguida, condenados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A condenação resultou na perda dos cargos do senador, em 2005, e da deputada, em 2006.

Apesar do cancelamento dos mandatos daquelas eleições, João candidatou-se mais uma vez ao Senado, e Janete, à Câmara Federal nas eleições deste ano, ambos sendo eleitos. Alvos das mesmas suspeitas de 2002, eles foram barrados pela Lei da Ficha Limpa, sancionada pelo presidente Lula em junho de 2010.

Assinaram o manifesto os governadores Ricardo Coutinho (PB), Wilson Martins (PI), Eduardo Campos (PE), Camilo Capiberibe (AP), Cid Gomes (CE) e Renato Casagrande (ES), além de outros líderes presentes no encontro.

Fonte: Estadão

Nenhum comentário: