segunda-feira, 2 de maio de 2011

Homenagem a Jamil Haddad

Senadores do PSB propõem homenagem a Jamil Haddad

Nesta semana, os senadores do PSB Antônio Carlos Valadares (SE), líder do partido no Senado, e Rodrigo Rollemberg (DF) estiveram com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. O objetivo do encontro foi sugerir que o Instituto Nacional de Ortopedia e Traumatologia do Rio de Janeiro receba o nome de Jamil Haddad. “Seria uma justa homenagem ao médico, humanista, socialista, político, deputado, senador e homem público Jamil Haddad, que federalizou este instituto, que hoje é uma referência no Brasil”, destacou Rollemberg.

O ministro Padilha se mostrou bastante receptivo com a sugestão. Durante o encontro, os senadores e o ministro lembraram de importantes momentos da vida de Jamil Haddad, que teria completado 85 anos no dia 2 de abril.

Na época, Rollemberg fez um discurso no Plenário do Senado em homenagem ao socialista, que faleceu no dia 11 de dezembro de 2009. “Ele deixou um vazio no Brasil, no meu partido, o Partido Socialista Brasileiro, e em mim pessoalmente”, lembrou Rollemberg.

Para Rollemberg, Jamil Haddad é um guia, um exemplo de como um homem público deve agir para servir ao seu País. Haddad estudou no Colégio Lafayette e posteriormente entrou na antiga Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro, para estudar Medicina. Foi essa mesma preocupação humanista que o levou à política.
No início da década de 90, então deputado federal, Haddad foi convidado pelo presidente Itamar Franco para assumir o Ministério da Saúde. Em sua gestão, expandiu o Sistema Único de Saúde (SUS), ainda incipiente na época. Além disso, Jamil Haddad conseguiu criar e implantar os medicamentos genéricos no Brasil, idéia que revolucionou a saúde publica do País. “Haddad sempre pautou sua vida pessoal e política pela generosidade, pela humanidade e pela modéstia. Talvez isso tenha lhe custado um reconhecimento maior e voos mais altos no cenário político, mas consolidou-o como homem honrado e de verdadeira grandeza”, destacou Rollemberg. “Esta homenagem que estamos propondo é muito justa, pois Jamil Haddad fez muito pela saúde pública de nosso País”, finalizou.

Nenhum comentário: