domingo, 11 de setembro de 2011

RIO 2025: PSB-RJ e FJM promovem debate sobre EDUCAÇÃO

O RIO DE JANEIRO EM 2025

Nos últimos dez anos, e a partir da “crise dos paradigmas” que marcou o fimdo século XX, surgiram algumas expressões que traziam valores que deveriamreorientar as sociedades – países, cidades, governos, partidos, instituições públicase privadas.

Destas expressões – ainda e a cada dia mais necessitadas de explicitaçãoideológica – destacam-se os temas da “sustentabilidade” e “um mundo melhoré possível”.

Para nós socialistas, estes temas integram o ideário que norteia a visão e ação partidárias.

Entretanto, em relação à “sustentabilidade” a consideramos em quatrodimensões: social, econômica, ambiental e institucional. Ou seja, a evoluçãodo debate sobre o “desenvolvimento sustentável” mostrou que o paradigmarestrito à sua dimensão “ambiental” não incorporava as demais dimensõestão cruciais para a vida humana.

O que pode e deve fazer o PSB dadas estas metas?

Estabelecer um horizonte de longo prazo e formular o caminho a seguir.Logo, podemos dizer como acreditamos que deva estar o Brasil e a sociedadebrasileira num futuro determinado.

O Brasil em 2025

O nosso país em 2025, sua população, suas cidades e campo, suas relaçõessociais, sua economia e meio ambiente, suas instituições – as administraçõespúblicas, as organizações sociais, os meio de comunicação – terão passadopor transformações. Além do próprio papel do Estado, certamente.

No plano nacional esta análise já está ocorrendo em algumas áreas ligadasao “Planejamento Estratégico” no Governo Federal.

Para nós do PSB, igualmente se impõe a reflexão e o debate sobre estaagenda de futuro. Que país nós queremos que seja o Brasil em 2025.

Todavia, chegando a ser, a essa altura, o 4º ou 5º PIB do mundo, há um processoa ser percorrido até lá. Mesmo porque, não basta ocupar tal posição sefor numa sociedade com alta concentração de renda e não acesso da maioriada população à qualidade de vida que tal desenvolvimento deve proporcionar.

Como deverá ser essa agenda expressada no processo social, econômico,ambiental e institucional nesses próximos 20 anos?

Cabe ao Estado Nacional, aos Governos em suas três esferas (federal, estaduale municipal), aos partidos políticos e a sociedade em geral formular ocaminho a seguir.

Para nós, do PSB do Rio de Janeiro – num estado onde já está ocorrendouma reestruturação econômica de fortes impactos, e um correspondente afloramentode grandes expectativas e desafios – se coloca a necessidade dessareflexão e debate.

Trata-se de formular quais os rumos que deve seguir, o papel que terá o PSBnesse processo, o desenvolvimento no Estado do Rio de Janeiro, seus efeitos regionaise locais de modo a superar as desigualdades existentes em seu território.É o que devemos tratar de refletir e debater.

13 de Setembro de 2011. 18 horas
Câmara Municipal do rio de Janeiro
Auditório Anexo


Nenhum comentário: