quinta-feira, 1 de junho de 2017

Ato reúne 100 mil em Copacabana por saída de Temer e eleições diretas

Cerca de 100 mil pessoas pediram a saída do presidente Michel Temer e a realização de eleições diretas em um ato organizado por movimentos sindicais e sociais, neste domingo (28), na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.


O protesto teve início por volta das 11h com a participação de artistas e músicos que se revezaram até a noite. Se apresentaram Caetano Veloso, Milton Nascimento, Mano Brown, Cordão da Bola Preta, Otto, Maria Gadu, Martn’ália, Pretinho da Serrinha, Teresa Cristina, Digitaldubs e Bnegão, e Pedro Luis.
Estiveram à frente da manifestação muitos atores e atrizes, entre eles, Antônio Pitanga, Bete Mendes, Osmar Prado, Wagner Moura, Vinicius Oliveira, Sophie Charlotte, Maria Casadevall e Gregório Duvivier.
Em discurso durante o protesto, o secretário nacional do Sindicalismo Socialista Brasileiro (SSB), Joilson Cardoso, defendeu a realização de eleições diretas como único caminho para tirar o país da atual crise, agravada pelas graves denúncias contra o presidente Michel Temer.
O que nós estamos a ver no nosso país é uma crise no sistema político brasileiro, e não vai ser o Congresso Nacional que dará conta dessa crise. Porque este Congresso Nacional, salvo raras exceções, está comprometido até a ‘tampa’. Nós, do PSB, estamos aqui juntando forças com os partidos aqui representados, e estamos aqui para dizer que quem irá resolver (esta crise) é o povo brasileiro nas ruas”, afirmou.
O PSB integra uma frente nacional composta por partidos progressistas por eleições diretas, para o caso de vacância no cargo de presidente da República.
O senador João Capiberibe (AP) coordena no PSB o Comitê Pró-Eleições Diretas, criado para atuar em articulação com as siglas da frente nacional e organizações da sociedade civil.
Instituído pelo presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, o comitê terá como função dar consequência prática à deliberação da Comissão Executiva Nacional, aprovada por unanimidade em reunião na sede nacional, em Brasília.
A Executiva Nacional fechou questão contra as reformas e em apoio a PEC para a realização de eleições diretas. Diante das graves denúncias contra Michel Temer, o partido também decidiu, por unanimidade, apoiar a renúncia do presidente da República e referendar a iniciativa do presidente nacional Carlos Siqueira, que subscreveu pedido de impeachment do chefe do Executivo nacional.

Nenhum comentário: