domingo, 19 de maio de 2013

ONU convida deputado Glauber Braga para palestra em conferência mundial

O deputado federal Glauber Braga (PSB-RJ) foi convidado pela ONU para palestrar, no dia 20 de maio, sobre a primeira Lei Nacional de Prevenção e Respostas a Desastres Naturais, o Estatuto de Proteção Civil, de sua autoria, na IV Plataforma Global sobre Redução de Risco de Desastres em Genebra, Suíça. O evento acontece entre os dias 19 e 24 de maio e reunirá 145 países. O Itamaraty também convidou o parlamentar para integrar a comitiva que representará o Brasil na Conferência.

O evento é co-organizado pela Estratégia Internacional das Nações Unidas para Redução de Desastres (EIRD) e pelo Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (UNOCHA). Participarão do evento autoridades, organismos sub-regionais, organismos regionais e organizações internacionais interessadas no tema de redução do risco de desastres. Diante do aumento de desastres provocados por eventos adversos, os governos dos países participantes se comprometeram a adotar medidas para reduzir o risco de desastres, adotando o Marco de Ação de Hyogo, em 2005.

O objetivo é aumentar a resistência das nações e comunidades diante de desastres, que visa para 2015 a redução considerável das perdas ocasionadas por desastres, de vidas humanas, bens sociais, econômicos e ambientais. “O Brasil não é mais o país que não sofria com grandes tragédias climáticas. Temos problemas de quedas de barreiras, alagamentos, enchentes e também mortes de animais por seca no Sertão do país", explicou. De acordo com o socialista a situação no Brasil vai de um extremo ao outro quando o assunto é tragédia climática. "Temos que preparar os brasileiros para enfrentar essa nova realidade. Com a troca de experiências com diversas Nações tenho certeza que podemos adotar medidas eficazes de prevenção que funcionem em nosso país”, disse.

A Plataforma Global, em conjunto com a Conferência Mundial de Reconstrução, terá como base os compromissos existentes e vai definir prioridades e ações que contribuam para fortalecer a resistência aos desastres em nível local. “Não tenho dúvidas de que só vamos conseguir avançar na prevenção aprendendo com Países que vivem essas dificuldades há muito tempo", destacou.

Glauber acredita que o Brasil já teve um grande avanço quando a Presidência da República sancionou o Estatuto de Proteção e Defesa Civil, em 2012. No entanto, ele acha que isso não é o suficiente. "Temos muito ainda o que avançar e o nosso grande desafio agora é tornar essa lei popular. Na minha palestra, vou explicar ponto a ponto dessa lei e também falar da nossa realidade nos dias de hoje” esclareceu. Em 2011, o deputado Glauber também participou da Plataforma Global e adotou na lei de sua autoria muito do que viu de positivo em países que também sofrem com tragédias climáticas. “A Noruega me surpreendeu com técnicas que podemos adaptar a realidade Brasileira. Acredito que o encontro desse ano será de importante para a gente entender e trazer para as localidades que sofrem com ações da natureza", finalizou.

Assessoria de imprensa do deputado federal Glauber Braga

http://www.psb40.org.br/not_det.asp?det=3892

Nenhum comentário: