segunda-feira, 12 de abril de 2010

PSB consulta TSE para salvar a candidatura de Ciro Gomes

O deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) não se dá por vencido. Após ter convencido a cúpula do PSB a adiar o enterro de sua candidatura à Presidência, ele agora conseguiu apoio da cúpula do partido para tentar viabilizar o seu projeto presidencial. Para desespero do PT, o PSB atendeu a uma antiga reivindicação de Ciro e entrou com uma consulta no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sobre tempo de propaganda na TV. O deputado quer uma brecha para eliminar o argumento de que, sem alianças partidárias, não terá exposição suficiente na TV — o que seria, nas palavras do partido, suicídio político.

Pela lei eleitoral, os horários reservados à propaganda de cada eleição serão distribuídos entre todos os partidos e coligações que tenham candidato (10 minutos) e representação na Câmara dos Deputados (20 minutos). Estes dois terços do tempo são divididos de forma proporcional ao número de deputados federais eleitos na eleição anterior por partidos e coligações. O PSB quer, com a resolução, que somente os deputados que tenham candidatos à Presidência entrem nesta divisão.

Se a resolução for aprovada, o partido contabiliza o dobro de tempo para Ciro. “O TSE pode mudar a interpretação da lei atual e aí o um minuto e quase quarenta segundos do Ciro passariam para 3,5”, disse o presidente do partido em São Paulo, deputado federal Márcio França.

Com o quadro atual, Ciro enfrentaria os mais de 13 minutos na TV da petista Dilma Rousseff e oito minutos de José Serra (PSDB). Só teria mais exposição que a neoverde Marina Silva, com aproximadamente um minuto de tempo na TV.

O partido ainda não obteve resposta da consulta, que estava nas mãos do relator Félix Fischer. O ministro recebeu a consulta no dia 18 de março, mas deixou o tribunal no final do mês. Enquanto espera, o PSB corre pelas beiradas para negociar apoio a Ciro.

O presidente do partido e governador de Pernambuco, Eduardo Campos, esteve com o presidente do PP, senador Francisco Dornelles. Disse que uma candidatura própria é interessante para o partido. Mas Campos voltou da reunião de mãos abanando. Dornelles disse a ele que o partido já estava fechado com Dilma Rousseff em pelo menos 20 Estados. Além do PP, o PT já fechou acordo com PDT, PPL, PR e PRB e está próximo de obter o apoio do PC do B.

http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2010/04/12/psb+consulta+tse+para+salvar+a+candidatura+de+ciro+gomes+9455562.html

Nenhum comentário: