sexta-feira, 12 de março de 2010

Ciro diz que Cabral foi ‘inábil’ em negociações do pré-sal

O deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE), pré-candidato à Presidência da República, disse nesta sexta-feira (11) em entrevista à rádio CBN que o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), foi “inábil” nas negociações do pré-sal na Câmara.

“O governador Sérgio Cabral, meu estimado amigo, chorar? Paciência, Serginho, muda de ramo. Não é bem assim. Tem que organizar um diálogo. Ele próprio, Sérgio, foi muito inábil na [negociação] preliminar”, afirmou.

O deputado se referia ao dia seguinte à aprovação da emenda Ibsen na Câmara, que refez a distribuição dos royalties do pré-sal e prejudicou o estado do Rio de Janeiro. O governador do Rio, ao falar sobre o episódio, começou a chorar.

“Acho que ele tem que negociar em outros termos, porque andou atacando pessoas que eram aliadas dele,” completou Ciro. "Ele andou atacando as instituições e lá no Ceará a gente aprende desde pequenininho que, quem quer pegar galinha, não diz xô."

A assessoria de Cabral disse que ele não vai se pronunciar nesta sexta sobre as declarações de Ciro.

O deputado criticou a aprovação da emenda. "A emenda Ibsen é um exagero. É preciso que o fluminense não aceite essa tentativa de manipulação”, disse.

Eleições
Ciro afirmou que se prepara há “12 anos” para ser presidente e descartou tentar o governo de São Paulo. “Tenho chance e não quero ser candidato a governador de São Paulo, não tenho essa pretensão, embora me sinta muito honrado com essa lembrança”, disse.

Ele afirmou que não quer voltar à Câmara. “Eu nunca mais vou ser deputado na vida. Nunca mais. Não é que quem é jovem não deva ser deputado. Eu que não tenho mais paciência nessa altura da minha vida de passar nove horas conversando fiado sem mexer na vida de ninguém.”

O deputado também elogiou as pré-candidatas do PV, Marina Silva, e do PT, Dilma Rousseff, mas disse que esta última é inexperiente. “Marina é uma grande brasileira. Quem votar na Marina está votando numa mulher extraordinária, é uma irmãzinha que admiro. (…) A Dilma é uma pessoa decente. Boto a mão no fogo pra ela. Conheço bem. A questão dela, pra mim, é inexperiência e todos nós erramos. Isso não diminui ninguém”, afirmou.

Economia
Ex-ministro da Fazenda do governo Itamar Franco (1992-1994), Ciro criticou a atual política monetária do governo Lula. “O cambio está fora do lugar porque o Banco Central está operando uma política monetária completamente estúpida”, disse.

Nenhum comentário: