quarta-feira, 10 de março de 2010

Ciro Gomes destaca Educação como principal desafio no Brasil

Pré-candidato à Presidência da República, o deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE), afirma que a Educação no Brasil “precisa de um choque de mérito”. Para ele, é necessário projeto de reciclagem e treinamento do magistério e premiaação por mérito daqueles que conseguirem atingir um bom desempenho não só na sua própria avaliação, mas também na dos seus alunos.

"Todo mundo ficará garantido com seus salários, mas a União criará um fundo de valorização do magistério que não será distribuído por igual, mas na proporção do ganho de mérito que cada professor voluntariamente desejar fazer. E para aqueles que tenham dificuldade de receber este prêmio pelo mérito, devemos oferecer um amplo programa de reciclagem, treinamento e qualificação", explica Ciro Gomes, via assessoria de imprensa.

Ciro afirma, ainda via assessoria, que a escola brasileira ainda está montada numa base antiga, atrasada. "E isto faz com que a escola se torne chata, desagradável ao aluno, e por ser assim, com índices de repetência e de evasão escolar, para os quais apresenta soluções absurdas, como a promoção automática, descomprometendo-se completamente com o mérito, com a qualidade do que se ensina".

Para ele, os desafios devem ser divididos entre os governos Federal, dos Estados e dos municípios. "O Brasil precisa fazer um programa de formação de professores, que hoje nós não temos, um programa onde o professor não seja um mero portador e comunicador de informações postas, o que interessa é uma pedagogia que ensine a pensar. A informação está no computador e o bom aluno não é aquele que sabe repeti-la, mas aquele que sabe associar duas informações que estão à sua disposição e criar uma informação nova. Essa é a base da robótica, da nova tecnologia, da engenharia genética, da biotecnologia, da informática aplicada à inteligência artificial, da tecnologia aeroespacial, onde o Brasil está levando de goleada, mesmo em comparação a países emergentes, como a China e a Índia."

Segundo o pré-candidato à Presidência, 10% da população têm nível superior em todo o País e o Brasil é um dos último países do mundo neste ranking. "Nós precisamos ir pelo menos à média mundial de 1/3 das pessoas com acesso ao nível Superior. Sem contar que no Ensino Médio nós temos problemas gravíssimos de acesso à escola e qualidade do que ensino", diz, via assessoria.

Por: Marcelo Eduardo – (www.capitalnews.com.br)

Um comentário:

Robson disse...

Sistema educacional no meu entendimento é um conjunto ordenado de meios de ação ou de idéias, tendente a um resultado; plano, método, tudo isso é muito bonito na teoria, mas na pratica torna-se um sistema utópico.
Todos os grandes entendedores deste assunto (sistema educacional), lógico que eles têm os seus méritos, mas daí a julgarem-se grandes docentes! Pergunto quanto tempo eles aplicaram suas teorias dentro de uma sala de aula, resumindo quanto tempo eles viveram dentro de uma classe lecionando, e quais foram os perfis destas escolas e onde elas estavam localizadas geograficamente?
Se começar mos hoje a utilizar- se destes sistemas, com certeza ele só iria dar frutos daqui a uns 20 anos, e neste caso estou sendo pessimista de mais, mas dara frutos.
Enquanto o homem não se colocar na posição de humilde, fraterno, e retirar a pele das diferenças socioeconômicas, nenhum sistema funcionara, disto tenho certeza.
Criasse cidade da musica, cidade do samba, centros de convenções e etc. porque não criarem os centros educacionais. Tenho um projeto que gostaria muito de mostrar, mas como e para quem, pois ele vai tirar muitos votos destes parasitas comunitários.
Desculpem o meu desabafo, mas caso tenha alguém com interesse em ver ou ouvir este projeto, estarei a disposição, detalhe ele é viável financeiramente, pois muitos projetos que tem um custo beneficio comprovadamente rentável, acabam sendo refeitos, eu detesto o verbo do retrabalho.